Pesquisa aponta Zibia Gasparetto como autora mais lida do Brasil

16:15 Redação 0 Comments


A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e feita pelo Ibope, analisou os hábitos de leitura de 5.012 brasileiros, de todos os estados do País. Entre outros dados, constatou-se que o número de leitores cresceu em 6%, entre 2011 e 2015, e que a média de livros lidos nos três meses que antecederam a pesquisa foi de 2,54.


Zibia Gasparetto foi a autora brasileira mais citada segundo a pesquisa, considerando a divisão de gênero. Outros grandes nomes também apareceram em destaque no rank, entre eles Augusto Cury, João Ferreira de Almeida, Padre Marcelo Rossi, Cristiane Cardoso, Paulo Coelho, Allan Kardec, John Green e Chico Xavier. A youtuber Kéfera Buchmann, autora do livro Muito Mais que Cinco Minutos, recebeu a mesma quantidade de menções que Machado de Assis, autor de Dom Casmurro, e Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.

A pesquisa também analisou as preferências e motivações dos entrevistados. Entre os principais motivos para ler um livro estão gosto pela leitura e atualização cultural. A própria casa, a sala de aula, a biblioteca, o trabalho, o transporte, os consultórios e salões de beleza foram eleitos os lugares favoritos para ler um livro.

Os livros mais citados pelos entrevistados, que estavam sendo lidos ou foram lidos nos últimos três meses, foram: Bíblia, Diário de um Banana, Casamento Blindado, A Culpa É das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza, Ágape, Esperança, O Monge e o Executivo, Ninguém É de Ninguém, Cidades de Papel, O Código da Inteligência, Livro de Culinária, Livro dos Espíritos, A Maldição do Titã, A Menina que Roubava Livros, Muito Mias que Cinco Minutos, Philia e A Única Esperança.

Comente com o Facebook: