A pena de morte na visão espírita


Você já se perguntou o que seria a pena de morte para a espiritualidade?

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, ressalta que "a pena de morte é um equívoco que um dia desaparecerá e sua supressão assinalará um progresso da Humanidade. Quando os homens estiverem mais esclarecidos, ela será completamente abolida na Terra."

Fato é que matar criminosos não resolve: eles não morrem. Seus corpos descerão à sepultura, mas eles, espíritos imortais, seguirão vivos e ativos, pesando negativamente no ar que respiramos.
E muitos poderão voltar piores do que foram.

O problema da criminalidade alimenta-se do egoísmo social, da exacerbação dos conceitos materialistas de vida, da deseducação e do desamparo das multidões ignorantes e carentes.

Sem que essas causas letais sejam removidas, será inútil e contraproducente o apelo a falsas soluções de violência punitiva, cujo efeito será apenas o agravamento das vinditas e o favorecimento a erros judiciais irreparáveis. Para quem não ama a vida que tem, e odeia os seus semelhantes, a ameaça de morte só faz aguçar-lhe a ferocidade e o desespero.

A função diretiva dos Governos, em todos os níveis de autoridade, não pode ser a de implacáveis carrascos vingadores. Cabem-lhes, sim, as responsabilidades de prevenir e combater o crime, conter e recuperar os criminosos, minorar as carências sociais, provendo educação e assistência para todos. Será ilusão infeliz e criminosa a instituição de um Estado homicida e uma Justiça assassina, para viabilizar a paz social através da crueldade e do desforço.

O “não matarás” continua sendo lei divina, cujo descumprimento trará sempre, inevitavelmente, as mais desastrosas consequências.

E não adianta matar o corpo de um Espírito imortal, que somente o amor legítimo e fraterno pode transformar o bem, a felicidade e a paz.

(Transcrito de “Reformador”, pág. 290, outubro de 1991)


7 comentários:

  1. Excelentes textos que explica a situação que nós em espíritos podemos passar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei os textos! Vou levar como lição de vida! Ninguém é melhor que ninguém e todos somos irmãos.Gratidão pela oportunidade de rever meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. 3 situações muito importantes que sejam acompanhadas a nível físico e espiritual. textos ótimos para refletir.

    ResponderExcluir
  4. Textos bem esclarecedores, que nos mostra a continuidade do espírito e a importância de como devemos conduzir o nosso livre arbítrio, pois nossas atitudes, sejam boas ou ruins, não
    somente vão refletir nos outros, mas, principalmente, em nós mesmos, pela lei do retorno.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes ensinamentos, procurarei levar pra minha vida de hoje em diante.

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor tudo isto!
    Quanta conciencia podemos ter, diante de tanto aprendizado ! Gratidão

    ResponderExcluir
  7. Textos maravilhosos para nossa reflexão. Refletir sobre nossas atitudes e pensamentos,pois nossa evolução depende exatamente das nossas atitudes. Não adianta tanto estudo e nada praticar

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.